Escolher a poltrona certa pode ser mais fácil do que você imagina, leve em conta 3 fatores: conforto, beleza e funcionalidade.
oltronas são uma peça de decoração curiosa: tanto podem ser algo extremamente pessoal, como aquela poltrona preferida para ver TV ou ler um livro; como se tratar de poltronas da sala de estar ou do hall de entrada, que podem ser usadas por várias pessoas.
Para te ajudar a escolher a poltrona ideal para sua casa, separamos 9 dicas, divididas em 3 critérios fundamentais:conforto, beleza e funcionalidade.
Aliando detalhes de cada um desses aspectos, você poderá escolher a poltrona perfeita para o ambiente que desejar. Confira!
Tamanho
Se você é uma pessoa alta e grande, e a poltrona é para seu uso pessoal, procure uma peça proporcional à sua estatura e proporções.
Tipo de almofadas ou acolchoamento
Nem sempre almofadas enormes e fofas vão garantir o conforto que você deseja. Isso vai depender do uso que vai dar às poltronas. Uma poltrona para a mesa de jantar não pode ser excessivamente macia e com almofadas grandes, assim como uma para ficar em frente da mesa do escritório. Veja como essas poltronas para mesa de trabalho são confortáveis, mas sem exageros.
Os braços da poltrona
Os braços da poltrona são fundamentais para deixar seus membros relaxados. Por isso, da mesma forma que a maciez, é preciso analisar bem o tipo de braço que se adequa melhor ao uso que dará a poltrona. Para salas de TV, de jogos e outros locais de descanso, braços largos e acolchoados são fundamentais, para outras ambientes e usos, nem tanto.
Design
Existem poltronas de design, como a famosa Barcelona, que ficam muito bonitas em diversos ambientes. Mas você pode optar por outras peças, mais em conta, igualmente belas. Tudo é uma questão de adequar seu gosto pessoal com as linhas da peça.
Cores e estampas
Mais uma vez o gosto pessoal deve ser levado em conta, mas o ideal é pesquisar também as cores e estampas que estão na moda. Atualmente, cores que lembram a natureza, como terra, saibro e diversos tons de verde são bastante procurados.
As estampas são mais geométricas e modernas. Mas ninguém não é obrigado a seguir a moda: siga sua personalidade!
Harmonia com o ambiente
Seja seguindo a moda ou seu gosto pessoal, não esqueça de harmonizar o design, as cores e estampas de sua poltrona com o restante do ambiente.
Tamanho
Para sua poltrona ser funcional ela deve caber no ambiente sem atravancá-lo. Assim, poltronas em ambientes grandes e espaçosos, podem ser maiores. Já ambientes com muitas poltronas ou pequenos, devem limitar suas dimensões. Salas de espera e halls de entrada costumam ter poltronas menores
Tecido
Tecidos impermeáveis e fáceis de limpar nem sempre são aquele que você gostaria de ter em sua poltrona. Camurça e veludo, por exemplo, são de limpeza difícil, diminuindo a funcionalidade de sua poltrona.
Pense bem em quem vai usar a poltrona e se decida por um tecido adequado. Por exemplo: salas de jogos e TV, ou ambientes externos, como churrasqueiras e varandas, pedem tecidos mais resistentes e de fácil limpeza. Para bibliotecas e escritórios, talvez isso não seja tão importante.
Peso
Se você busca funcionalidade para suas poltronas, pense no peso ideal. Poltronas que podem ser facilmente mudadas de lugar são ideais para ambientes externos, salas de jogos e locais de descontração em grupo. Vime é um material muito usado nesses casos. Mas aquela sua poltrona preferida para ver televisão pode ser pesada, pois dificilmente vai ser deslocada.
Se você é uma pessoa alta e grande, e a poltrona é para seu uso pessoal, procure uma peça proporcional à sua estatura e proporções.