Os tapetes e carpetes do carro são componentes muitas vezes esquecidos na hora de uma manutenção. À primeira vista, podem parecer de pouca importância para o funcionamento do carro. E, embora não sejam tão cruciais como, por exemplo, a troca de óleo, também devem estar em boas condições.
No pior dos casos, eles podem levar a escorregões e outros impedimentos aos movimentos dos pés ao redor dos pedais. E isso, no momento errado, pode até atrapalhar o motorista a frear o veículo ou fazer manobras de emergência. Assim, se ligue nestas dicas para fazer a manutenção dos tapetes e carpetes.
Dicas: Preste atenção aonde pisa!
Para não ter dor de cabeça depois, evite carregar a sujeira dos sapatos para dentro do carro. Se pisou em alguma coisa, procure limpar as solas antes de dirigir o veículo, já que mesmo que você cubra os tapetes, ainda vai sujar os pedais. Outra possibilidade é retirar os sapatos, já que não é proibido dirigir descalço.
Da mesma forma, tome cuidado com o transporte de líquidos e animais, que podem facilmente se transformar em um desastre sobre os carpetes do carro. Para ser prevenido, mantenha folhas de jornal ou flanelas no veículo para, em último caso, evitar que a sujeira se espalhe.
Outra coisa que pode ser levada em consideração são as necessidades específicas do motorista, a depender da região em que mora ou do uso que faz do carro. Alguém que vive em regiões com estradas de terra, por exemplo, pode ter que lidar com lama frequentemente. Assim, pode preferir um tapete mais grosso, que ofereça uma cobertura maior, protegendo os carpetes do carro da sujeira, e que seja fácil de lavar.
Similarmente, se o dono do carro mora na praia, pode ter o hábito de andar com coisas molhadas dentro do carro. Por isso, pode ser melhor ficar com os tapetes de borracha, pois não absorvem água e secam rapidamente.