Uma dica para quem quer fazer um reparo simples é que passa a ser mais vantajoso e econômico trocar somente a parte onde danificou. Sai mais barato e tem o mesmo efeito de novo, mantendo a sensação de conforto do veículo.
O melhor material para estofados de carro é o couro. Ele é o mais usado, por ser mais resistente, atrativo e por deixar o veículo com um aspecto de maior conforto do que o estofado normal. É chique e tem um design mais apropriado para o interior de um veículo. Geralmente também costumam preservar mais a higiene do interior, por ser impermeável, o couro não deixa manchas caso você derrame sem querer líquidos ou restos de comida nos bancos.
Há alguns tipos de estofado de couro com diversos preços e qualidades. Confira algumas opções:
Couro
Tecido considerado nobre, durante muito tempo foi associados aos modelos de carros voltados para o segmento de alto padrão. Embora hoje em dia possa ser encontrado em modelos mais populares, ainda remete a elegância e sofisticação.
Resistente e confortável. Conquista adeptos no mundo inteiro, sendo um dos tecidos mais procurados para a reforma de interior de automóveis.
Vale lembrar, no entanto, que é um tecido com alto custo e que exige cuidados na manutenção, como a hidratação periódica, conservando as suas características e evitando rachaduras.
Courvin
Esse tipo de couro é inspirado no couro legítimo e protege os bancos do carro por um longo período, mantendo o aspecto de novo, tem boa durabilidade e dão ao veículo uma proteção de qualidade contra manchas e outras marcas. Trocar o estofado por um novo em courvin ou como também conhecido couro sintético mantém a originalidade dos bancos dos carros com um estofamento sob medida para o seu veículo.
Tecido navalhado
Utilizado durante as décadas de 80 e 90, são tecidos aveludados acoplados a uma espuma de diferentes gramaturas, o que garante melhora o conforto no interior dos veículos, ao mesmo tempo que oferece boa resistência ao atrito. Atualmente é possível encontrar no mercado, estampas que reproduzem o padrão de carros desse período, sendo uma excelente alternativa para os que necessitam reformar o interior do seu automóvel sem abrir mão das características originais.
Teares
Apresenta um ótimo custo benefício, utilizado atualmente pela indústria automotiva, suportando as mais diferentes estamparias, estando presente em veículos de diversas categoriais. Pode ser encontrado com acoplagem de espuma que aumenta o conforto e resistência em especial nos encostos de banco. Além disso, suas características não são alteradas com as variações de temperatura e é de fácil higienização.
Malharia
Material mais utilizado pelas montadoras atualmente, possuí um fio mais fino em sua confecção, garantindo assim um aspecto mais suave ao toque e esteticamente menos rústico. Também pode ser encontrado em diferentes cores e estampas, sendo ideal para aplicação em diferentes modelos de automóveis, com conforto e boa resistência.
Vale lembrar que a qualidade da confecção é essencial para a produção de tecidos para automóveis com boa durabilidade e que atendam as expectativas do consumidor, valendo pesquisar e se atentar na hora de realizar a reforma do interior de seu veículo.